segunda-feira, 11 de julho de 2011

#6 Bjork - It's in our hands

http://www.youtube.com/watch?v=RlHSCpozhKU&feature=related


Esforço. Depende de cada um aquilo que se possa alcançar. Confesso que me irrita um pouco a conversa da cultura do mérito, havendo pessoas que têm mais condições para potenciar o seu esforço. Outras provêem de meios destruturados em que qualquer gesto deveria ser louvado. O levantar-se de manhã, o realizar qualquer trabalho, quando tudo à volta é tão negro, tão sem expectativa. E muitas vezes ouvem na escola (os alunos) reprimendas.

Confesso que não me identifico com os alunos que hoje encontro diante de mim. Tinha recursos e o apoio suficiente para estudar, e me motivar. Mais tarde houve períodos mais complicados. Entendo assim o desinteresse, a desmotivação. Considero algumas destas pessoas verdadeiros heróis, que por mais poderes que tenham, vão esmorecer pois a escola, muitas vezes é o único suporte que o estado lhes dá, mas é limitada nos seus poderes.

Ainda assim o esforço, aquilo que podemos e devemos alcançar depende sempre de nós. Mas a escola, depara-se com este paradoxo, de ser o sítio onde devemos dar uma segunda e terceira ou até quarta oportunidade àqueles que não a encontram noutro sítio, sabendo que depois dela talvez não lhes seja dada outra, quando enfrentarem mais duras exigências e responsabilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário