segunda-feira, 11 de julho de 2011

#17 Kings of Convenience - Me In You

http://www.youtube.com/watch?v=C-xYa6k3KuQ&NR=1

No ensino das artes visuais, o que previligiei até hoje está relacionado com a relação professor-aluno. Procuro proporcionar-lhes momentos de observação, interpretação, criação em que se encontrem consigo mesmos. Considero isso o mais importante.
Gosto quando os alunos quase se esquecem que estão numa aula, e se revelam autónomos, críticos, companheiros, e podem conversar entre si, e ao mesmo tempo trabalham, produzem imenso, diria que por defeito sempre coisas a valorizar, que estão bem porque feitas, mas a corrigir de seguida.

Aprendi por mim que devemos estar sempre atentos ao "feedback" que transmitimos aos alunos, e que este deve ter uma frequência constante e curta....aula a aula, devemos sempre acompanhar o aluno - ao mesmo tempo que deixamos o aluno por sua conta, devemos fazer notar a nossa presença, e explicitar que o nosso apoio está sempre disponível. Como refere Luís Picado, se o professor prestar a devida atenção ao aluno (depende de cada um dos alunos com que nos deparamos), o desempenho e motivação pode mudar radicalmente.

ver: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0484.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário