http://www.youtube.com/watch?v=tTvhW8lDHFk
Cheguei à escola e senti uma atmosfera carregada. Percebi que era algo a que eu iria ser alheio, porque o meu posto móvel, contratado, votado a mudar de escola todos os anos. Percebi mais tarde que certos ritos e formas de estar não me eram particularmente caras, e que o meu lugar, aquele onde me sentia cada vez mais confortável era a sala de aula, em trabalho com os alunos. Acostumava-me também é certo ao trabalho preparatório, às reuniões. Mas existia sempre, e ainda hoje uma não identificação com a classe. Será devido à minha formação profissional, poderá sê-lo…será da minha personalidade, obviamente. Existe uma falta de pontos de contacto, de temas de conversa, que se agudiza quando se percebe a falta de formação em valores e gostos de algumas pessoas. Sem desprimor para as pessoas interessantes, excelentes profissionais e sempre disponíveis. Será por ventura a escola o sítio menos indicado para ficarmos a conhecer o lado mais interessante dos colegas.
Outro foco de animosidade prende-se com o conformismo, inércia, desperdício de energia e recursos, que encontrei na sala de professores, e com o desânimo que muitas vezes me tentavam passar. Que escolhesse outra profissão o mais depressa possível, enquanto podia…Ora que recepção maravilhosa….ouvia isto constantemente. E para quem inicia uma carreira cheia de dúvidas, não há som melhor para os ouvidos.
Depende…..tudo depende. Ora a minha atitude sempre tem sido, e cada vez mais arreigadamente a de não me conformar com o abandono, desinteresse, desleixo, aborrecimento pela escola (e se me aborrecem algumas aulas que ouço através das paredes). Tudo depende de como nós pomos a questão, da nossa disposição, do sentido em que damos determinado passo. Podemos em muito facilitar o nosso trabalho e o dos alunos, proporcionando um ambiente saudável, bem disposto, em que não há sacrifício mas esforço, em que não há testes feitos para “passar” mas oportunidades de testar o conhecimento e crescer. Para o professor e para o aluno, como na vida, tudo pode ser visto de vários lados, com várias lentes, tudo depende…
Sem comentários:
Enviar um comentário